domingo, 5 de julho de 2015

Santo Antonio Maria Zaccaria

António Maria Zacarias nasceu em Cremona em 1502. Foi um médico e padre católico italiano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, (Barnabitas) e da Congregação das Freiras Angélicas de São Paulo.

Filho de Lázaro Zaccaria e de Antonieta Pescarolli, que ficou viúva aos 18 anos. Sua família era nobre, mas conviveu com dificuldades, pois eram comerciantes de médio porte. Aprendeu, desde cedo, a respeitar os pobres. Aos 18 anos, renunciou aos seus bens, em favor da mãe.

Em 1520 viajou para Padova para estudar Filosofia e Medicina. Voltou em 1524 em Cremona, onde fundou a Confraria da Amizade, para reflexão bíblica. Teve como orientador espiritual o frei Batista de Crema, que o ajudou a escolher o caminho do sacerdócio. Foi consagrado padre em 20 de Fevereiro de 1529, sem estar vinculado a nenhuma diocese.

Em 1530 mudou-se para Milão sendo confessor de Ludovica Torelli, condessa de Guastalla. Aí, uniu-se a três companheiros, que fundaram três grupos de vida cristã, que originariam duas congregações religiosas, a dos padres barnabitas e das irmãs angélicas, e, finalmente, um grupo de casais. Este grupo de casais foi a primeira experiência de pastoral familiar da história da Igreja. A Ordem dos Barnabitas foi aprovada em 1533. As duas congregações religiosas foram orientadas à missão e à reforma dos conventos. Participaram decididamente da reforma católica.

Sua espiritualidade é fundamentada na Bíblia e tem como modelo o apóstolo Paulo de Tarso e Cristo Crucificado. Incentivou a prática da Eucaristia, da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e das Quarenta Horas (adoração do Santíssimo Sacramento por quarenta horas interruptas). Dizia que a Bíblia é o alimento principal para quem quer uma vida espiritual de verdade.

Durante uma de suas numerosas missões de oração e pregação que efetuava na Itália meridional, foi acometido pela epidemia que se alastrava na região. Não tinha ainda completado os trinta e sete anos de idade quando isto aconteceu. Como médico que era, sabia que a morte se aproximava, voltou então para os braços da dedicada mãe Antonieta.

Morreu aos 5 de julho de 1539, com apenas 37 anos de idade, sob o teto da mesma casa onde nasceu, e foi canonizado em 1897. Tendo em vista a criação do Grupo de Casais, santo Antônio Maria Zacarias é considerado o pioneiro da Pastoral Familiar na história da Igreja.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário